Foto: Assessoria do Tribunal de Contas - TCE/MT
20-04-2018 13:49
CONTROLE INTERNO MUNICIPAL É REFERÊNCIA ENTRE OS 141 MUNICÍPIOS NO PROJETO APRIMORA DO TCE DE MATO GROSSO
Outras áreas como: Logística de Medicamentos, Alimentação Escolar, Gestão Financeira e Frotas também são destaques depois da implantação do Monitoramento do Plano de Ação

Garantir eficiência no controle interno dos setores da gestão pública de relevância para a sociedade, que representam alto custo para os cofres públicos, tem sido a missão do Tribunal de Contas de Mato Grosso desde 2014. Esta é uma das metas estabelecidas no seu Planejamento Estratégico 2016-2021. Para alcançar os resultados pretendidos, o TCE-MT desenvolve a metodologia de avaliação de controles internos e capacita os controladores municipais para executarem a avaliação nos seus respectivos municípios. Após a realização da avaliação, o TCE-MT consolida os resultados e identifica o que deve ser corrigido.

Segundo Maycon Monteiro, o controle interno é uma oportunidade de garantir que a administração pública tenha mecanismos que assegurem, entre outros aspectos, o cumprimento das exigências legais, a proteção do patrimônio e otimização na aplicação dos recursos públicos. Contrariando visões mais pessimistas, o controlador municipal lembrou que “nem todo gestor é bandido. Na verdade, a grande maioria é honesta, mas estão perdidos”. No caso, “perdidos” é um termo associado à falta de conhecimento em torno das diretrizes e regras que permeiam a administração pública. E este é um dos diferenciais do projeto que, ao invés de uma atuação que remete ao “medo” da auditoria, defende a união, a troca de experiências e consequente melhoria da gestão pública.

“Fazer auditoria é uma das coisas mais complexas da administração pública”, disse, lembrando que o sujeito só pode fazer auditoria daquilo que conhece e, neste aspecto, tem que estar aberto ao aprendizado constante, a pesquisa e leitura. O Controlador, enfatizou a importância do desenvolvimento de metodologias, a realização de capacitações e a avaliação dos controles internos, inclusive com estudos sobre “gestão de riscos nas unidades”. “Há um avanço na sociedade. A prova disso é a quantidade de denuncias de corrupção que observamos hoje. Quanto mais qualificados forem os mecanismos de controle, mais denuncias serão detectadas”, enfatizou.

Confesso que ficamos muito surpresos com a colocação de Nova Canaã do Norte, onde ficamos em primeiro lugar no Estado de Mato Grosso, frente de Municípios como Lucas do Rio Verde, Tapurah, Rondonópolis, Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra, ou seja, superamos cidades altamente estruturada em controles e com excelentes profissionais e amigos de capacitações, finaliza Maycon Monteiro, Controlador Interno.

Mérito de toda "Equipe de Licitação": Eduardo da Silva, Elaine Reis, Eliani Barreto e Débora Elizia.

Link da Avaliação disponibilizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: CLIQUE AQUI

Fonte: Controle Interno e Tribunal de Contas do Estado - TCE