Foto: imprensa@novacanaadonorte.mt.gov.br
16-07-2021 12:35
QUEIMADA É CRIME
Não coloque fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais. Além de poluir o ar e causar uma série de doenças, queimadas causa muitos danos ao meio ambiente.

Queimada é crime ambiental e prejudicial à saúde
Com o início do período de estiagem, o nível de chuvas diminui, o mato e o solo ficam secos e aumenta a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, as queimadas são classificadas como crime ambiental passível de multa quando provocadas intencionalmente.
Para coibir essas ações de queimadas, a Prefeitura Municipal de Nova Canaã do Norte está lançando a Campanha “Queimada é crime”, com finalidade de conscientizar os proprietários de terrenos e residências a não recorrer a queimadas em seus quintais. A Secretaria de Saúde lembra ainda que, até a queima de folhas provenientes da varrição de calçadas ou da limpeza de jardins também é considerada crime ambiental e passível de multa.
As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo e-mail vigilanciasanitariancn@gmail.com ou pelo telefone: (66) 3551-2440. No ato da denúncia devem ser informados o nome da rua, o número da residência. Caso o local não possua numeração, é preciso indicar um número de referência para identificação do local, como por exemplo, o número de uma casa ao lado ou em frente.
No meio ambiente, dentre os impactos, as queimadas causam degradação do solo e poluição do ar. Na saúde humana, provocam principalmente doenças respiratórias, o que promove o aumento do fluxo de atendimentos em unidades de saúde.
Seja um cidadão consciente, onde há fogo, não há vida.
Prefeitura Municipal de Nova Canaã do Norte/ Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Sanitária e Endemias.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Nova Canaã do Norte